Panorama internacional

Reino Unido e EUA planejam equipar a Ucrânia com 'enxames' de drones inteligentes contra a Rússia

O Reino Unido está trabalhando com nações, incluindo os EUA, para fornecer à Ucrânia milhares de novos drones equipados com inteligência artificial (IA) capazes de atacar alvos russos simultaneamente, de acordo com fontes familiarizadas com o assunto relataram à Bloomberg.
Sputnik
Planejadores militares ocidentais que desenvolvem a tecnologia acreditam que ela poderia permitir à Ucrânia sobrecarregar certas posições russas com os veículos não tripulados, disseram as fontes, que pediram anonimato para discutir assuntos sensíveis.

"Em conjunto com a inteligência artificial, os drones podem ser mais eficazes contra os russos do que a artilharia", afirmou o presidente da Comissão Militar da OTAN, o almirante Rob Bauer, conforme citado pela Bloomberg.

Os drones poderiam ser enviados à Ucrânia dentro de alguns meses, mas o cronograma pode atrasar, alertaram.
Operação militar especial russa
Rússia: soldados da OTAN atuam em ações militares na Ucrânia sob disfarce de mercenários
A meta é que essas máquinas bélicas possam ser implantadas em extensas frotas, assemelhando-se a enxames de drones, interagindo entre si para atacar diversos alvos inimigos, prescindindo do controle de um operador humano.

"Os países estão buscando a convergência, estão recorrendo à inteligência artificial para aprimorar drones relativamente simples e câmeras básicas, ou sistemas de vídeo, para torná-los mais conectados ao software", acrescentou Rob Bauer, referindo-se a uma "corrida sem fim" com a Rússia pelo desenvolvimento de novas tecnologias militares.

Operação militar especial russa
UE não tem financiamento suficiente para produzir munição para a Ucrânia, diz Borrell
Comentar