Ciência e sociedade

Desenterram em Taiwan artefato de cerâmica em forma de naja de 4.000 anos (FOTO)

Arqueólogos da Universidade Nacional de Tsing Hua, em Taiwan, desenterraram uma maçaneta do neolítico em forma de naja. A datação por radiocarbono indica que o artefato tem 4.000 anos.
Sputnik
O objeto na forma de uma cobra com a parte superior do corpo levantada e capuz achatado pronta para atacar foi descoberto durante uma escavação de 2023 em uma duna de areia na costa noroeste de Taiwan na cidade de Taoyuan. O local foi um importante centro de fabricação de ferramentas de pedra durante o Neolítico.
As serpentes têm significado simbólico em muitas religiões ao redor do mundo, incluindo nas culturas do Leste Asiático, escreve Newsweek.

"As cobras são frequentemente consideradas animais simbólicos na religião, mitologia e literatura, e são consideradas a ponte entre o céu e o homem", disse Hung-Lin Chiu, professor associado do Instituto de Antropologia da universidade de Tsing Hua.

Artefato na forma de uma naja de 4.000 anos é encontrado em Taiwan
De acordo com os pesquisadores, a peça de cerâmica em forma de naja pode ter vindo de um recipiente de sacrifício para xamãs em antigas sociedades tribais para realizar rituais.
Comentar