Panorama internacional

'Se você não pagar, será expulso': senador dos EUA repreende membros da OTAN

Senador republicano Lindsey Graham (foto de arquivo)
Os membros da OTAN têm obrigação por um Compromisso de Investimento em Defesa a dedicar não menos do que dois por cento do seu Produto Interno Bruto (PIB) anual em gastos de defesa, mas a maioria dos aliados dos EUA apresentam um cumprimento inferior, de acordo com o senador Lindsey Graham.
Sputnik
O senador republicano dos EUA Lindsey Graham sugeriu a expulsão de membros da OTAN cujo orçamento fica aquém do padrão de gastos da aliança.
"Quero ter um sistema onde se você não pagar você é expulso […]. O [ex-]presidente Trump tem razão em querer que os países da OTAN cumpram sua obrigação de dois por cento", disse o senador estadunidense durante uma entrevista à CBS Face the Nation.
Membros do bloco militar, que engloba 31 nações, são obrigados pelo Compromisso de Investimento em Defesa a alocar um mínimo de 2% do seu PIB anualmente, mas 19 dos membros não cumprem esta condição, de acordo com Graham.

Ele expressou a necessidade de a OTAN transformar isso em uma obrigação relevante, enfatizando sua forte admiração pela Aliança Atlântica. Apontando que "ainda faltam US$ 70-80 bilhões na mesa", e exortou todos os aliados inadimplentes para pagar os dois por cento.

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, gesticula enquanto participa de uma sessão na reunião do Fórum Econômico Mundial (WEF) em Davos, em 17 de janeiro de 2024
Panorama internacional
Pare de reclamar de Trump e concentre-se nos interesses da Europa, diz possível novo chefe da OTAN
Donald Trump, o favorito para se tornar o candidato republicano na corrida presidencial das eleições de novembro, tem consistentemente expressando oposição ao bloco militar, dizendo que é "obsoleto", e afirmou que os aliados da OTAN "se riem da estupidez dos Estados Unidos" por gastar mais na Ucrânia.
Comentar