Operação militar especial russa

Risco de desvio de armas dos EUA na Ucrânia continuará após conflito, diz think tank americano

Relatório do think tank Stimson Center indica risco contínuo de desvio ilegal de armas fornecidas pelos Estados Unidos à Ucrânia, mesmo após o fim do conflito no país.
Sputnik
O documento enfatizou que armas atualmente transferidas para a região têm vida útil longa, potencialmente prolongando o problema muito além da duração do conflito.
De acordo com a pesquisa, a história revela que cessar-fogo frequentemente precede um aumento nos fluxos ilícitos de armas. Portanto, os EUA deveriam "permanecer vigilantes e responder de forma proativa à evolução da situação a longo prazo".
Outro aspecto levantado é o grande número de munições não detonadas, deixadas para trás na Ucrânia, especialmente munições de artilharia e munições de fragmentação. Tais munições poderiam ser reaproveitadas por atores ilícitos para usos escusos.
Operação militar especial russa
Só 10% dos europeus acreditam que Kiev tem chances de resistir à Rússia, aponta pesquisa
Apesar dos investimentos em mitigação do desvio, a supervisão estadunidense sobre as armas enviadas para a Ucrânia é considerada inadequada, ou mesmo nula.
Relatório recente do inspetor-geral do Departamento de Defesa dos EUA revelou que o Pentágono falhou em cumprir os requisitos de monitoramento de aproximadamente US$ 1 bilhão (R$ 4,9 bilhões) em equipamentos.
O relatório também insta os americanos a reforçarem os esforços para garantir que a Ucrânia cumpra o direito humanitário internacional e as obrigações de proteção civil. Além disso, sugere impor condições ao uso de capacidades de ataque de longo alcance.
Comentar