Ao lado do chanceler da África do Sul, Grace Naledi Pandor, e do ministro da Índia, V. Muraleedharan, Vieira abordou a importância do fortalecimento do Fundo IBAS, uma iniciativa de cooperação Sul-Sul reconhecida internacionalmente, com 45 projetos em 37 países.
Os ministros anunciaram que será realizada uma cúpula do IBAS no Rio de Janeiro, em novembro de 2024, que contará, pela primeira vez, com sessão de engajamento externo com países que compartilham princípios e valores do IBAS e que podem servir como ponte para a cooperação e o diálogo nos eixos Sul-Sul e Sul-Norte.
Também foi anunciada a realização da primeira reunião de autoridades do IBAS em segurança alimentar e nutrição.
Durante a reunião, os ministros dos três países, que atualmente compõem a troika do G20, discutiram também questões relacionadas à paz, à reforma da governança global, ao desenvolvimento sustentável e à luta contra a pobreza e a fome, entre outros temas da agenda internacional.
21 de fevereiro 2024, 14:32
IBAS
O IBAS foi criado em 2003, durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Congrega três grandes democracias pluralistas, multiculturais e multiétnicas da Ásia, América do Sul e África, com vistas a promover a coordenação em questões globais e a cooperação trilateral em vários setores. O Brasil exerce a presidência do IBAS desde 2023.