As tropas russas libertaram o povoado de Pobeda na direção de Donetsk, informou na quinta-feira (22) o Ministério da Defesa da Rússia.
"Na direção de Donetsk, unidades do agrupamento de tropas Yug [Sul] libertaram a localidade de Pobeda, melhoraram a posição ao longo da linha de frente e derrotaram as formações da 92ª Brigada de Assalto das Forças Armadas da Ucrânia, a 79ª Brigada Aerotransportada e 46ª Brigada Aeromóvel nas áreas das localidades de Novomikhailovka e Krasnogorovka da República Popular de Donetsk", detalhou ele.
De acordo com o ministério, as perdas das Forças Armadas da Ucrânia totalizaram mais de 410 militares, nove veículos de combate, sistemas de artilharia autopropulsados poloneses Krab e Bogdan e outros armamentos.
O Ministério da Defesa relatou ainda que, nas últimas 24 horas, até 205 militares, 14 veículos de combate, um canhão M-46, e outros armamentos ucranianos foram destruídos. Três ataques foram repelidos nas direções de Kherson e a sul de Donetsk. As operações também contaram com a participação dos agrupamentos de tropas Dniepre e Vostok (Leste).
Enquanto isso, nas direções de Kupyansk e Avdeevka, o adversário sofreu cerca de 175 baixas, com os agrupamentos de tropas Zapad (Oeste) e Tsentr (Centro) também participando da eliminação de 38 veículos de combate, dois veículos blindados de transporte de pessoal M113 dos EUA, um canhão autopropulsado Giatsint-S e outros armamentos, acrescentou o ministério. Ele também mencionou que foram repelidos 12 ataques do inimigo, tendo as tropas do agrupamento Tsentr (Centro) passado a ocupar posições mais vantajosas.
A declaração do Ministério da Defesa da Rússia refere ainda que foi destruído um sistema de defesa aérea Patriot produzido nos EUA, um míssil guiado superfície-ar S-200 convertido para atingir alvos terrestres, oito projéteis de lança-foguetes Himars, uma bomba aérea guiada JDAM e 95 drones ucranianos nas repúblicas populares de Lugansk e Donetsk, e nas regiões de Zaporozhie e Kherson.
No total, desde o início da operação militar especial, foram destruídos 572 aviões, 266 helicópteros, 13.137 veículos aéreos não tripulados, 473 sistemas de defesa antiaérea, 15.171 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.223 lançadores múltiplos de foguetes, 8.138 peças de artilharia de campanha e morteiros e 18.950 unidades de veículos militares especiais ucranianos, resumiu o órgão militar russo.