Panorama internacional

Veto dos EUA na ONU permite continuidade da violência em Gaza, afirma vice-ministro russo

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Mikhail Bogdanov, afirmou que o veto dos Estados Unidos ao projeto de resolução da Argélia nas Nações Unidas, relacionado à situação em Gaza, representa uma licença para continuar a matança de pessoas inocentes na região.
Sputnik
Em entrevista à Sputnik, Bogdanov lamentou a recorrência do uso do veto pelos americanos para bloquear resoluções que buscam encerrar conflitos armados, como o que assola Gaza.
Ele destacou que essa atitude mina os esforços internacionais pela paz e contribui para a perpetuação da violência, com a perda de vidas, especialmente de mulheres e crianças.
Além disso, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia confirmou a participação do Hamas e do Fatah em uma reunião interpalestina em Moscou, agendada para 29 de fevereiro.
Panorama internacional
Comentário de Lula reacende debate mundial sobre guerra contra Faixa de Gaza, avaliam especialistas
A iniciativa visa reunir diferentes grupos palestinos para buscar soluções e superar divisões internas, conforme destacado pelo chanceler Sergei Lavrov.
Entretanto, Bogdanov alertou para as crescentes dificuldades em resolver a situação em Gaza, especialmente no que diz respeito ao resgate de reféns.
Ele ressaltou que, à medida que os combates persistem, as chances de salvar vidas diminuem, enfatizando a importância de buscar uma solução urgente para o conflito.
O vice-ministro russo também destacou o apoio de Moscou aos esforços de mediação conduzidos pelo Catar e pelo Egito para resolver o conflito palestino.
Comentar