A Comissão Europeia mantém sua posição de excluir os produtos agrícolas russos dos pacotes de sanções da União Europeia, disse na quinta-feira (22) o porta-voz da comissão.
"As importações agrícolas russas estão fora do escopo das sanções europeias porque são consideradas essenciais para manter a segurança alimentar global, e essa continua sendo nossa posição", anunciou Olof Gill em um briefing.
Os países ocidentais lançaram uma campanha abrangente de sanções contra a Rússia depois que ela começou a operação militar especial na Ucrânia em fevereiro de 2022.
A União Europeia adotou 12 pacotes de sanções e aprovou o 13º pacote no início desta semana. No entanto, as restrições excluem os produtos agrícolas e outros produtos para "não prejudicar a população russa".
As sanções têm tido um efeito mínimo na economia russa e, ao mesmo tempo, reduziram significativamente o potencial de crescimento na Europa, especialmente devido ao aumento dos preços dos combustíveis no continente, que depende em grande parte das importações.