Panorama internacional

Analista: lançamento fracassado de míssil Trident pelo Reino Unido caracteriza o 'declínio' do país

Nesta semana, mídia informou que a Marinha Real britânica testou em janeiro um míssil balístico intercontinental Trident II desarmado. Entretanto, o lançamento foi malsucedido, o míssil acabou por cair a poucos metros do submarino que o lançou.
Sputnik
O recente revés ocorrido com o lançamento pelas Forças Armadas do Reino Unido "está inteiramente ligado a uma espécie de declínio e o fim do Reino Unido como um país importante", disse à Sputnik Phil Kelly, um colaborador em assuntos políticos e ativista socialista.
"É uma nação que está em uma profunda crise econômica e política, e os militares refletem isso", ressaltou Kelly.

"Eu os comparo ao personagem Scrappy-Doo [da série de desenhos Scooby-Doo], porque eles correm atrás dos EUA como um pequeno capanga falando um pouco além de suas próprias capacidades", acrescentou ele antes de mencionar uma série de fracassos da Marinha Real britânica, incluindo a colisão de dois navios de guerra em um porto em Bahrein. "É um show de palhaços que realmente não é adequado para o [seu] propósito."

Tal como o personagem Scrappy-Doo, a Marinha Real do Reino Unido age de modo extremamente confiante em suas habilidades, mas não pode sustentar sua bravata.
"Não devemos esquecer que este é um Exército que se retirou rapidamente após uma fracassada ocupação de 20 anos do Afeganistão. Eles foram derrotados por homens em caminhonetes […] que [agora] estão fanfarreando e ameaçando a Rússia, a China e o Irã", explicou Kelly.
Panorama internacional
Houthis atacam navio britânico no golfo de Áden, diz porta-voz militar
Kelly observou que o Exército britânico está enfrentando não só problemas significativos de equipamentos, mas também não está conseguindo cumprir seus objetivos de recrutamento, chamando isso de uma "enorme crise" e focando a atenção para o fato de que essas questões não estão limitadas ao ramo naval.
"Se [o lançamento fracassado do míssil Trident] acontecesse na Coreia do Norte, a mídia ocidental estaria rindo disso", disse Kelly. "Temos o Reino Unido completamente incapaz de lançar um míssil, que custou uma quantidade exorbitante de dinheiro, enquanto a saúde e a educação estão caindo em ruínas", conclui ele.
Comentar