Panorama internacional

EUA e China discutiram cooperação militar Rússia-Coreia do Norte em videochamada, diz Washington

Altos funcionários de Washington e Pequim conversaram por videochamada nesta semana sobre a crescente cooperação militar entre Moscou e Pyongyang, disse o Departamento de Estado dos Estados Unidos na sexta-feira (23).
Sputnik
De acordo com o comunicado do órgão, a vice-secretária adjunta dos EUA para a Coreia do Norte, Jung Pak, e o seu homólogo chinês, Liu Xiaoming, abordaram "o comportamento cada vez mais desestabilizador e escalador da Coreia do Norte e o seu aprofundamento na cooperação militar com a Rússia".
O departamento sublinhou que a "crescente cooperação militar entre a Rússia e a Coreia do Norte viola numerosas resoluções do Conselho de Segurança da ONU".
Panorama internacional
Análise: de olho na atual tensão global, Coreia do Norte busca reavivar aliança com Rússia e China
Do lado chinês, uma declaração do Ministério das Relações Exteriores da China disse que era "do interesse comum da região e da comunidade internacional manter a paz e a estabilidade na península coreana e impulsionar o processo de solução política [...]".

"As partes envolvidas deveriam [...] abordar as preocupações umas das outras de forma equilibrada através de um diálogo significativo" e a China e os Estados Unidos concordaram em manter contato sobre a questão, disse a nota citada pela Reuters. No entanto, Pequim não citou Moscou no comunicado, acrescentou a mídia.

A nota do departamento norte-americano afirma que a ligação com a China ocorreu após uma reunião em 16 de fevereiro entre o secretário de Estado, Antony Blinken, e o ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, na qual eles "afirmaram a importância da comunicação contínua sobre questões [da Coreia do Norte] em todos os níveis".
Panorama internacional
'Mudança tectônica': professor indica por que os EUA estão perdendo seu status hegemônico
Comentar