Panorama internacional

Sukhoi testa inovador drone de cargas superpesadas

A gigante da aviação russa Sukhoi está trabalhando em um conceito ambicioso, um drone "octocóptero" de decolagem vertical superpesado, com capacidade de entregar autonomamente até 300 kg de carga em um raio de 500 km.
Sputnik
Em um comunicado à imprensa, a Rostec, holding da Sukhoi, anunciou que os especialistas da empresa estavam ocupados trabalhando em um sistema de drones pesados ​​"fundamentalmente novo", um veículo autônomo que "não requer locais especialmente preparados e infraestrutura de aeródromo para decolagem e pouso".
Drone de transporte de cargas pesadas BTS-VAB, em desenvolvimento pela Sukhoi
O UAV, provisoriamente nomeado de BTS-VAB (acrônimo russo para Sistema de Transporte Não Tripulado Fora do Aeródromo), deverá ser a solução ideal para resolver uma série de questões logísticas, incluindo a entrega de cargas em áreas povoadas de difícil acesso e outras tarefas especializadas.
Os testes iniciais do drone de carga, que incluíram a verificação dos algoritmos de controle, sistema de decolagem, sustentação e pouso, foram bem-sucedidos.

"Nossa aeronave não tripulada combina as vantagens de um avião com as capacidades de um helicóptero", disse o engenheiro-chefe do BTS-VAB, Yevgeny Rubtsov.

"A unidade de propulsão híbrida inclui um sistema de propulsão de elevação elétrica e um motor de propulsão a pistão. A decolagem e o pouso verticais são realizados por motores de elevação localizados nas vigas das asas", explicou.
"Após a decolagem, o motor a gasolina entra em operação. O [design] da asa aumenta a eficiência de combustível e, graças à possibilidade de decolagem vertical, não é necessária a construção de infraestruturas caras de aeródromos e pistas."
Revista: com novos mísseis para Su-57 bases dos EUA no Pacífico ficam sob alcance de caças da Rússia
O drone foi projetado para operar em modo totalmente automático durante todo o voo, sendo possível a interferência do operador humano, para alterar rotas, por exemplo.
Especialistas em aviação russos acreditam que os drones de transporte pesado reduzirão os custos de entrega e tornarão possível o envio de suprimentos cruciais para os cantos mais remotos da nação euroasiática.
Naturalmente, os casos de uso militar também são uma possibilidade, pois permitem transportar abastecimentos e munições de forma mais barata e segura.
Comentar