Em um comunicado à imprensa, a Rostec, holding da Sukhoi, anunciou que os especialistas da empresa estavam ocupados trabalhando em um sistema de drones pesados "fundamentalmente novo", um veículo autônomo que "não requer locais especialmente preparados e infraestrutura de aeródromo para decolagem e pouso".
Drone de transporte de cargas pesadas BTS-VAB, em desenvolvimento pela Sukhoi
© Foto / Divulgação / United Aircraft Corporation
O UAV, provisoriamente nomeado de BTS-VAB (acrônimo russo para Sistema de Transporte Não Tripulado Fora do Aeródromo), deverá ser a solução ideal para resolver uma série de questões logísticas, incluindo a entrega de cargas em áreas povoadas de difícil acesso e outras tarefas especializadas.
Os testes iniciais do drone de carga, que incluíram a verificação dos algoritmos de controle, sistema de decolagem, sustentação e pouso, foram bem-sucedidos.
"Nossa aeronave não tripulada combina as vantagens de um avião com as capacidades de um helicóptero", disse o engenheiro-chefe do BTS-VAB, Yevgeny Rubtsov.
"A unidade de propulsão híbrida inclui um sistema de propulsão de elevação elétrica e um motor de propulsão a pistão. A decolagem e o pouso verticais são realizados por motores de elevação localizados nas vigas das asas", explicou.
"Após a decolagem, o motor a gasolina entra em operação. O [design] da asa aumenta a eficiência de combustível e, graças à possibilidade de decolagem vertical, não é necessária a construção de infraestruturas caras de aeródromos e pistas."
Revista: com novos mísseis para Su-57 bases dos EUA no Pacífico ficam sob alcance de caças da Rússia
7 de novembro 2023, 07:14
O drone foi projetado para operar em modo totalmente automático durante todo o voo, sendo possível a interferência do operador humano, para alterar rotas, por exemplo.
Especialistas em aviação russos acreditam que os drones de transporte pesado reduzirão os custos de entrega e tornarão possível o envio de suprimentos cruciais para os cantos mais remotos da nação euroasiática.
Naturalmente, os casos de uso militar também são uma possibilidade, pois permitem transportar abastecimentos e munições de forma mais barata e segura.