O apoio à construção de um muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México atingiu seu nível mais alto desde 2015, segundo uma pesquisa da Universidade de Monmouth divulgada nesta segunda-feira (26).
Segundo os dados, 53% dos americanos apoiam a construção do muro, enquanto 46% se opõem. Este é o maior nível de apoio desde que a Monmouth começou a fazer essa pergunta em 2015.
O aumento do apoio ao muro coincide com a crescente preocupação com a imigração ilegal sob a presidência de Joe Biden. Mais de 8 em cada 10 americanos (84%) veem a imigração ilegal como um problema sério, sendo que 61% a consideram um problema muito sério.
O estudo também destaca que a narrativa de Donald Trump de que muitos migrantes são supostamente criminosos parece ter ressonância com parte da população. Cerca de 1 em cada 3 americanos (32%) acredita que os migrantes têm maior probabilidade de cometer crimes violentos do que outros americanos.
Trump, que pretende voltar à Casa Branca em 2024, tem feito da imigração ilegal um dos principais temas de sua campanha. Ele prometeu construir "a maior deportação da história" do país e se referiu à chegada irregular de migrantes como uma "invasão".
A pesquisa da Monmouth foi realizada entre 16 e 20 de fevereiro de 2024 com uma amostra de 805 adultos.
A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.
Republicanos x Democratas
O apoio ao muro é mais forte entre os republicanos (86%) e independentes (58%) do que entre os democratas (17%).
A preocupação com a imigração ilegal é maior entre os brancos (88%) do que entre os negros (78%) e hispânicos (67%).
Os homens (58%) são mais propensos do que as mulheres (48%) a apoiar a construção do muro.