Panorama internacional

Câmara dos EUA convoca procurador-geral sobre caso de documentos confidenciais de Biden

Nesta terça-feira (27), o procurador-geral norte-americano, Merrick Garland, foi convocado para entregar documentos relacionados à investigação conduzida pelo advogado especial Robert Hur sobre um suposto mau manejo "intencional" de informações classificadas pelo chefe de Estado, Joe Biden.
Sputnik
A medida foi tomada pelos presidentes dos comitês Judiciário e de Supervisão da Câmara de Representantes dos Estados Unidos.
Segundo a carta que acompanha a convocação, assinada pelos congressistas James Comer e Jim Jordan, o Departamento de Justiça dos EUA não forneceu até o momento nem os registros relacionados à investigação de Hur nem o prazo para apresentar todo o material solicitado.
A solicitação inicial dos documentos foi feita em 12 de fevereiro, conforme o texto.
Panorama internacional
Mídia: metade dos americanos acha que Biden foi beneficiado em apuração sobre documentos secretos
Os comitês conduzem a investigação sobre os negócios e outras atividades da família Biden para determinar se há motivos suficientes para a redação de artigos de impeachment contra o mandatário.
No início de fevereiro, o Departamento de Justiça divulgou um relatório sobre a investigação federal a respeito do caso.
No relatório, Hur questionou a forma como o presidente e seus assistentes lidaram com os documentos, mas não recomendou qualquer acusação penal. Ele entendeu que Biden não se lembrava das datas e, por isso, ficou confuso quanto aos detalhes, razão pela qual guardou os papéis indevidamente.
Comentar