Panorama internacional

Polônia pode aumentar o embargo a produtos agrícolas da Ucrânia, diz primeiro-ministro

A Polônia pode expandir o embargo aos produtos agrícolas ucranianos se a União Europeia não fizer nada para proteger seu mercado, afirmou o primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, nesta terça-feira (27), em entrevista a repórteres.
Sputnik
O governo polonês já embarga, com a Eslováquia e a Hungria, quatro tipos de grãos ucranianos. Segundo Tusk, esse número pode aumentar ainda mais.
"A Polônia aderiu ao embargo de cereais ucranianos. É possível, e estamos falando sobre isso com o lado ucraniano, que seja necessário aumentar o embargo a outros produtos se a União Europeia não encontrar formas mais eficazes de servir os mercados europeu e polonês", disse Tusk.
O discurso do primeiro-ministro, feito após uma reunião com o Grupo de Visegrado — composto por Eslováquia, Hungria, Polônia e República Tcheca —, foi transmitido ao vivo na televisão.
Panorama internacional
Agricultores poloneses protestam com tanque Abrams feito de feno em Varsóvia (VÍDEOS, FOTOS)
Cerca de 10 mil agricultores e manifestantes participaram de um ato pelo centro da capital, Varsóvia, nesta terça, parando em frente ao edifício da câmara baixa do Parlamento e do escritório de Donald Tusk. Uma delegação foi recebida pelos parlamentares no início da tarde (horário local).
As relações entre a Polônia e a Ucrânia se deterioraram após o embargo aos grãos ucranianos. Em 15 de setembro de 2023, a União Europeia decidiu retirar o embargo às importações de produtos agrícolas da Ucrânia. Entretanto Polônia, Hungria e Eslováquia optaram por manter a proibição de maneira unilateral como forma de protegerem seus setores agrícolas.
Comentar