Discursando durante um debate sobre o orçamento, Ng Eng Hen declarou que existem atualmente cerca de 2.500 caças F-35 encomendados em todo o mundo.
Os caças serão entregues por volta de 2030, afirmou o ministro, segundo a Bloomberg, "e vão acrescentar outra parcela de aeronaves modernas à frota da cidade-Estado".
"O preço agora é mais competitivo, portanto aproveitaremos esta janela de oportunidade para acelerar nosso programa F-35."
Ao todo, a Defesa do país projeta despesas de cerca de US$ 15 bilhões (R$ 74,5 bilhões) no próximo exercício financeiro, um aumento de 2,5% em relação a 2023.
Tal como outras nações do Sudeste Asiático, Cingapura tem procurado reforçar a sua postura de defesa face aos crescentes riscos geopolíticos, caracterizados, entre outras tensões, por aquela entre os EUA e a China sobre Taiwan e por aquela em torno do disputado mar do Sul da China.
O governo disse no ano passado que exerceria a opção de adquirir oito F-35 para adicionar à frota existente, de quatro, permitindo a aposentadoria progressiva dos antigos F-16.