"Um grupo de ex-policiais e militares belarussos diz ter um plano para derrubar o presidente belarusso, Aleksandr Lukashenko", informou a VRT nesta quarta-feira (28). A informação decorre de uma entrevista de Aleksandr Azarov, líder da BYPOL, ao canal de televisão.
Azarov, que foi condenado por um tribunal belarusso, neste mês, a 25 anos de prisão, já tinha fugido para a Ucrânia e depois para a Polônia. Ele disse ao canal de TV que membros da organização que treinam na Polônia estão preparando um golpe em Belarus. Os integrantes passam por formação em campos de treino militar, onde recebem assistência de antigos soldados das forças especiais.
"Centenas de pessoas já foram treinadas aqui", afirmou Azarov em relação aos campos poloneses. Segundo o líder da BYPOL, membros do grupo também organizaram a sabotagem de ferrovias em Belarus nas primeiras semanas da operação especial russa na Ucrânia.
Em agosto de 2022, o Supremo Tribunal de Belarus reconheceu a BYPOL como uma organização terrorista. O Gabinete do Procurador-Geral de Belarus explicou anteriormente que a organização havia sido criada em outubro de 2020, na Polônia, por iniciativa de antigos agentes da lei em Belarus, mas desde maio de 2021 tem sido usada para unir apoiadores sem considerar sua filiação a agências de aplicação da lei.