Notícias do Brasil

Depoimento à PF: ex-comandante do Exército confirma reuniões para discutir 'minuta do golpe'

Marco Antônio Freire Gomes confirmou à Polícia Federal ter presenciado reuniões do alto escalão do governo Bolsonaro e das Forças Armadas, nas quais foram discutidos os temos de um golpe de Estado.
Sputnik
O ex-comandante do Exército e general da reserva Marco Antônio Freire Gomes confirmou, em depoimento à Polícia Federal (PF), ter presenciado reuniões nas quais foram discutidos os termos da chamada "minuta do golpe", documento elaborado pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro para decretar um estado de sítio e impedir sua retirada do poder.
A minuta foi encontrada na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, em buscas realizadas pela PF em janeiro de 2023, e aprofundou as investigações relativas aos atos de 8 de janeiro, em Brasília.
Notícias do Brasil
Ato na Paulista: discurso de Bolsonaro será incluído pela PF em investigação sobre golpe de Estado
As primeiras informações sobre as reuniões entre o alto escalão do governo Bolsonaro e das Forças Armadas para discutir um golpe de Estado, diante da derrota nas eleições para o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vieram à tona no depoimento do ex-tenente coronel Mauro Cid.
Segundo Cid, as reuniões ocorreram em 2022, após as eleições, e antes de Bolsonaro deixar o cargo.
Em seu depoimento, que encerrou na madrugada deste sábado (2), após cerca de oito horas de duração, segundo noticiou a CNN Brasil, Freire Gomes respondeu a todas as perguntas e confirmou a existência das reuniões.
Comentar