O primeiro satélite espião militar da Coreia do Sul transmitiu com sucesso imagens de "boa resolução" da região central de Pyongyang após o lançamento do satélite em dezembro, informou no domingo (3) a agência sul-coreana Yonhap.
O primeiro satélite espião militar sul-coreano foi colocado em órbita em 2 de dezembro a partir da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, EUA, permitindo que Seul obtivesse suas próprias imagens de satélite dos militares e da liderança norte-coreanos.
De acordo com as fontes militares da Yonhap, o satélite eletro-óptico e infravermelho (EO/IR) tem enviado imagens de satélite de regiões norte-coreanas, incluindo Pyongyang, em uma transmissão de teste. Segundo elas, "a resolução é tão boa quanto o esperado".
"A área central de Pyongyang e as embarcações em um porto são claramente vistas" nas fotos, notou uma das fontes.
As fotos que estão sendo transmitidas atualmente precisam de uma edição pesada, mas espera-se que o satélite envie imagens de maior resolução a partir do próximo mês, disseram outras fontes.
"Dadas as condições atuais, espera-se que [o satélite] entre em sua missão completa de reconhecimento em junho ou julho, conforme planejado", previu outra fonte.
Até 2025, a Coreia do Sul planeja enviar mais quatro satélites ao espaço para monitorar melhor a Coreia do Norte, incluindo um segundo satélite de radar de abertura sintética, programado para ser lançado em abril de uma base da Força Aérea na Flórida, EUA.