Em uma operação sigilosa ocorrida no último sábado (2), o ex-chefe do Comando Vermelho, Fernandinho Beira-Mar, e outros 22 detentos foram transferidos do Presídio Federal de Mossoró (RN), conforme informações divulgadas pela GloboNews nesta segunda-feira (4). Beira-Mar foi levado para a Penitenciária Federal de Cantaduvas (PR).
A corregedoria da Penitenciária Federal de Mossoró informou, em nota, que o rodízio de internos entre as prisões do Sistema Penitenciário Federal (SPF) é uma estratégia de rotina, e o caso do último sábado ocorreu atendendo a pedidos do diretor do SPF.
A medida é tomada em meio ao 20º dia de buscas pelos fugitivos da unidade de Mossoró. A ação, que já mobiliza cerca de 600 agentes de segurança, está concentrada em uma área rural de Baraúna, que faz divisa com o Ceará.
14 de fevereiro 2024, 12:46
Fuga do presídio de Mossoró
A fuga de Deibson Nascimento e Rogério Mendonça da Penitenciária Federal de Mossoró, no dia 14 de fevereiro, foi a primeira registrada na história do sistema prisional federal, criado em 2006.
Uma reformulação no sistema foi adotada após o episódio envolvendo os detentos foragidos. A Corregedoria-Geral da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), que integra o Ministério da Justiça e Segurança Pública, determinou o afastamento preventivo dos chefes das divisões de inteligência, de segurança e administrativa da penitenciária de Mossoró.