"No dia 6 de março, os controles de espaço aéreo russos detectaram três alvos aéreos se aproximando da fronteira estatal sobre o mar Negro. Para prevenir violações da fronteira estatal da Federação da Rússia, um caça Su-30 das forças de defesa aérea em serviço foi acionado. A tripulação do caça russo identificou os alvos aéreos como um avião de reconhecimento e guerra eletrônica RC-135 e dois caças multiuso Typhoon da Força Aérea Real do Reino Unido", afirmou o ministério.
Após o caça russo se aproximar, as aeronaves militares estrangeiras fizeram uma virada em U a partir da fronteira russa e deixaram o espaço aéreo sobre o mar Negro, afirmou o ministério, destacando que o voo do caça russo foi realizado de acordo com as regras internacionais para o uso do espaço aéreo em águas neutras, sem cruzar rotas aéreas ou se aproximar perigosamente de aeronaves de um estado estrangeiro.
Ontem (5), um caça russo acompanhou um avião de controle e detecção de radar de longo alcance E-3F e dois caças franceses sobre o mar Negro, que se deslocavam em direção ao território russo.