As unidades do agrupamento de tropas russas Yug (Sul) eliminaram na direção de Donetsk até 200 militares da Ucrânia nas últimas 24 horas, informou na quinta-feira (7) o Ministério da Defesa russo.
As ações contra o inimigo permitiram eliminar dez veículos militares, obuseiros Msta-B e D-20, e quatro depósitos de munição das Forças Armadas ucranianas. Os militares russos repeliram um ataque e alcançaram posições mais vantajosas.
Nas direções de Kherson e a sul de Donetsk, as perdas ucranianas em combates contra os militares russos, incluindo os agrupamentos de tropas Dniepre e Vostok (Leste), foram de cerca de 190 efetivos, sete veículos militares, um sistema de artilharia M777, uma estação de guerra eletrônica Anklav-V, entre outros.
Segundo o comunicado, as tropas russas também rechaçaram um ataque adversário e alcançaram posições mais vantajosas no terreno.
Já nas direções de Kupyansk e Avdeevka, as baixas das forças de Kiev às mãos das formações militares russas, incluindo os agrupamentos de tropas Zapad (Oeste) e Tsentr (Centro), foram de cerca de 440 efetivos, além de 18 veículos militares, dois sistemas de artilharia autopropulsada Gvozdika e de um depósito de munição inimigo.
Tal como nas outras direções, as Forças Armadas da Rússia assumiram posições mais vantajosas e bloquearam dez tentativas de ataque da Ucrânia.
Além disso, continuou o órgão militar russo, a defesa aérea abateu seis foguetes Himars, uma bomba aérea guiada AASM Hammer e 123 veículos aéreos não tripulados. Foram ainda eliminados um depósito de combustível e um posto de comando militar ucraniano.
No total, durante a realização da operação militar especial, foram destruídos 576 aviões, 267 helicópteros, 14.563 veículos aéreos não tripulados, 482 sistemas de defesa antiaérea, 15.388 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.234 lançadores múltiplos de foguetes, 8.314 peças de artilharia de campanha e morteiros e 19.641 unidades de veículos militares especiais ucranianos, resumiu o Ministério da Defesa da Rússia.