Panorama internacional

'Fronteira Sul é uma catástrofe total', diz presidente da Câmara dos Representantes dos EUA

O presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Mike Johnson, criticou nesta quarta-feira (7) o aumento significativo do número de imigrantes ilegais no país desde que o presidente Joe Biden tomou posse.
Sputnik
"Alguns de nós acreditam que 15 milhões de estrangeiros ilegais cruzaram essa fronteira desde que Joe Biden chegou ao Salão Oval, há três anos", disse Johnson na Conferência Republicana, na véspera do discurso de Biden à nação.
"A fronteira sul é uma catástrofe total, não há outra maneira de descrevê-la. Traficantes e cartéis assumiram o controle operacional da divisa. O envenenamento por fentanil está matando nossos filhos enquanto o presidente Biden abre a fronteira com suas ações imprudentes de executivos", declarou Johnson.
O líder da Câmara também indicou a deterioração da situação de segurança no país. Segundo o republicano, existem mais de 600 mil criminosos ilegais nas ruas das cidades dos EUA atacando cidadãos norte-americanos.
Panorama internacional
'Em lados opostos': as visões de Biden e Trump sobre o financiamento americano à Ucrânia

Fluxo migratório na fronteira sul dos EUA

Em dezembro do ano passado, os EUA registraram um número recorde de entradas de imigrantes ilegais. No referido mês, foi documentado que mais de 302 mil imigrantes tentaram atravessar a fronteira sul do país.
Na semana passada, Joe Biden e Donald Trump visitaram diferentes locais na fronteira com o México no mesmo dia. Durante a visita, o político republicano afirmou que os EUA estão "sendo invadidos pelo crime dos imigrantes de Biden", enquanto o atual presidente sugeriu a Trump trabalharem em conjunto para encontrar uma solução para a crise migratória.
Comentar