Panorama internacional

No 8M, Milei decide acabar com 'Salão das Mulheres' na Casa Rosada por 'discriminar homens'

Javier Milei, presidente da Argentina. Buenos Aires, 26 de janeiro de 2024
O governo de Javier Milei decidiu acabar com o 'Salão das Mulheres' da Casa Rosada, local que homenageava mulheres emblemáticas na história do país. A ação foi confirmada pelo porta-voz da presidência nesta sexta-feira (8), no Dia Internacional da Mulher.
Sputnik

"Não sei por que […] esta é a terceira pergunta que me fazem relacionada ao Salão das Mulheres e à mudança para o Salão dos Heróis, como se isso fosse acrescentar valor ou dar mais-valia para a mulher enquanto tal. A verdade é que consideramos que não é assim. Aliás, por si só o fato de existir um espaço para as mulheres pode até ser discriminatório com os homens", expressou Manuel Adorni.

O porta-voz indicou que, a partir de agora, o espaço vai se chamar Salão dos Heróis e esclareceu que a decisão de fazer essa alteração foi da secretária-geral da Presidência, Karina Milei, irmã do presidente. "Me parece que valorizar as mulheres vai além de uma sala. A verdade é que se há alguém que valoriza as mulheres, efetivamente este alguém é o presidente Milei", afirmou.
Durante a coletiva de imprensa, Adorni argumentou que o Salão das Mulheres "estava abandonado há dez anos e praticamente sem manutenção" e sem "atualização do mobiliário".
Sobre o destino dos móveis e das pinturas que se encontram no local, que incluem pessoas que representam a diversidade de gênero, o porta-voz presidencial pediu primeiro ao repórter que lhe explicasse a que se referia quando falava em diversidade de gênero e depois indicou que embora não saiba o que acontecerá com essas peças, presume que irão para um museu.
Passageiros embarcam em avião da Aerolíneas Argentinas, no Aeroporto Jorge Newbery. Buenos Aires, 24 de novembro de 2023
Panorama internacional
Expulsão de brasileiros na Argentina: medida do governo Milei pode levar Brasil a fazer o mesmo?
Comentar