O presidente do Irã inaugurou na sexta-feira (8) os campos petrolíferos de Sephar e Jofeir, relata a agência iraniana Tasnim.
A cerimônia de inauguração, parte da visita de Ebrahim Raisi à província de Khuzestan, diz a mídia, mostrou um projeto de US$ 2,8 bilhões (R$ 13,94 bilhões) totalmente iraniano nos campos de Sephar e Jofeir, com todos os estudos, engenharia e implementação conduzidos por especialistas do país.
Assim, foram utilizados equipamentos especializados "para atender aos rigorosos requisitos operacionais", incluindo a instalação de um oleoduto de 51 quilômetros de fluxo de petróleo e a construção de estradas de acesso que se estendem por 32 quilômetros até as instalações, no oeste do país.
Os campos petrolíferos contribuem assim com aproximadamente 55.000 barris por dia para a produção do hidrocarboneto no Irã. Mohsen Khojastehmehr, chefe da Companhia Nacional de Petróleo do Irã, que deixou claro a importância do projeto em promover a produção e desenvolvimento tecnológico nacionais, disse que 50.000 de barris serão exportados diariamente.
De acordo com um contrato assinado em março de 2018 entre a Companhia Nacional de Petróleo do Irã e a Companhia de Desenvolvimento de Energia Pasargad, o ritmo de produção da primeira fase do projeto deve ser de 36.000 barris por dia, o qual aumentará para 110.000 barris por dia até o final da segunda fase. O objetivo é extrair 540 milhões de barris de petróleo em um período de 20 anos.