Os países europeus devem se preparar para um cenário em que os EUA abandonem a OTAN sob uma possível nova presidência de Donald Trump, disseram diplomatas não identificados de Estados-membros da aliança ao The Telegraph.
Os diplomatas se referiam ao aviso de Trump no mês passado de que encorajaria a Rússia a atacar qualquer membro da OTAN que não cumprisse as diretrizes de gastos de defesa da aliança.
Um funcionário expressou preocupação com os comentários de Trump, acrescentando que "ninguém sabe o que ele fará a seguir".
O diplomata acrescentou que o número de nações que cumprem a meta da OTAN de gastar 2% de seu Produto Interno Bruto (PIB) na defesa aumentou significativamente, então esses membros poderiam dizer a Trump que "ele está conseguindo o que queria".
Outro funcionário afirmou que os comentários de Trump mostraram que "nós [membros da OTAN] somos excessivamente dependentes dos EUA". A fonte observou que é "necessário" efetuar uma "discussão" sobre como se proteger contra o risco de saída dos EUA da OTAN.
Os membros da Aliança Atlântica precisam assumir uma maior liderança na segurança europeia porque se "os EUA se retirarem, haverá uma lacuna enorme", segundo o responsável.
O terceiro diplomata insistiu que os membros da OTAN devem "fazer o planejamento" e reconsiderar as capacidades de defesa devido às ameaças de Trump.
'Você tem que pagar suas contas'
Falando em um comício na Carolina do Sul, em fevereiro, o 45.º presidente dos EUA argumentou que "a OTAN estava falida até eu aparecer".
"Eu disse: 'Todo mundo deve pagar'. Eles disseram: 'Bem, se não pagarmos, vocês ainda vão nos proteger?'", mencionou o ex-líder dos EUA sem revelar quem o teria questionado.
Trump acrescentou então que "um dos presidentes de um grande país" a dado momento lhe perguntou se os EUA ainda defenderiam o seu país se fossem invadidos pela Rússia, mesmo que "não pagassem".
"Não, eu não protegeria você. Na verdade, eu os encorajaria [os russos] a fazerem o que diabo quisessem. Você tem que pagar. Você tem que pagar suas contas", lembrou Trump de ter dito a esse presidente.
O Artigo 5 do tratado da OTAN se refere à promessa da chamada defesa coletiva, estipulando que um ataque a um país-membro é um ataque a todas as nações da aliança.