Nas últimas 24 horas, as tropas russas avançaram na direção de Donetsk, onde, junto com o agrupamento de tropas Yug (Sul), eliminaram até 280 soldados da Ucrânia, informou neste domingo (10) o Ministério da Defesa da Rússia.
Além disso, também nesta direção, os soldados russos destruíram nove veículos militares, um sistema de artilharia autopropulsado Akatsiya, um obuseiro D-30 e dois depósitos de munição das Forças Armadas ucranianas.
Nas direções de Kherson e a sul de Donetsk, a Rússia, que contou com os agrupamentos de tropas Dniepre e Vostok (Leste), infligiu à Ucrânia cerca de 195 baixas, além de ter eliminado nove veículos militares, um sistema de artilharia autopropulsada Panzerhaubitze 2000, um depósito de munição e outros alvos, detalhou o comunicado.
Quanto às direções de Kupyansk e Avdeevka, as casualidades ucranianas chegaram a cerca de 420 combatentes. Junto com os agrupamentos de tropas Zapad (Oeste) e Tsentr (Centro), os efetivos russos melhoraram suas posições, bloquearam dois ataques adversários e destruíram ainda 16 veículos militares, três sistemas de artilharia autopropulsados (dos tipos Krab, Gvozdika, M109 Paladin), um depósito de munição e outros alvos.
Foram igualmente aniquilados dois pontos de controle das tropas ucranianas na República Popular de Donetsk (RPD), além de três foguetes Himars e 130 drones na República Popular de Lugansk e RPD, disse o Ministério da Defesa russo.
No total, durante a realização da operação militar especial, foram destruídos 577 aviões, 267 helicópteros, 14.985 veículos aéreos não tripulados, 484 sistemas de defesa antiaérea, 15.420 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.235 lançadores múltiplos de foguetes, 8.350 peças de artilharia de campanha e morteiros e 19.572 unidades de veículos militares especiais ucranianos, resumiu o Ministério da Defesa da Rússia.