Panorama internacional

'Ou a Ucrânia, ou os EUA': senador americano coloca 'ultimato' à OTAN

Os EUA não deveriam apoiar a aliança se ela destacar tropas para a Ucrânia, Washington deve defender seus interesses, e não ser "um serviçal da Ucrânia", segundo Mike Lee.
Sputnik
Os Estados Unidos precisam deixar a Aliança do Atlântico Norte se os países da organização enviarem tropas para a Ucrânia, disse um senador norte-americano.
"Temos que traçar uma linha vermelha com a OTAN: ou a Ucrânia ou os EUA. Se os aliados enviarem tropas para a Ucrânia, devemos nos retirar completamente da OTAN", escreveu Mike Lee em um artigo de sábado (9) para a revista The American Conservative.
Ele acredita que os membros europeus da OTAN não têm o direito de arrastar os Estados Unidos para um possível conflito nuclear por causa da Ucrânia.
Panorama internacional
Zelensky não quer tropas estrangeiras e pretende lutar sozinho, diz Casa Branca
"Uma decisão que poderia provocar a próxima guerra mundial não pode ser tomada por elites transnacionais que não prestam contas a nenhum país ou a seus cidadãos", disse o político.
Em sua opinião, a OTAN não deveria considerar a candidatura da Ucrânia, pois o país não está pronto para se tornar membro do bloco sob nenhum parâmetro.
"[...] Talvez alguém deva lembrar [ao secretário-geral da aliança] Jens Stoltenberg que seu trabalho é ser o guardião dos interesses estratégicos dos membros da OTAN que pagam as taxas de adesão, e não um serviçal da Ucrânia. Está na hora de os EUA, como o maior financiador da aliança, priorizar sua participação na OTAN de acordo com seus principais interesses estratégicos", concluiu Lee.
Comentar