A empresa aeroespacial norte-americana Stratolaunch informou que realizou com sucesso o primeiro voo de teste motorizado de um novo protótipo de aeronave hipersônica não tripulada. A aeronave, chamada de Talon-A-1 e movida por um motor de foguete de combustível líquido, pode atingir velocidades de pelo menos Mach 5, ou cinco vezes a velocidade do som.
No último sábado (9), o módulo cumpriu os principais objetivos previstos para o teste, que incluíam um lançamento seguro do ar, ignição do motor, aceleração, uma subida sustentada à altitude e uma aterrissagem controlada na água.
Talon foi elevado ao céu pelo enorme avião de transporte Roc de seis motores da empresa, que o lançou na costa da Califórnia e desceu ao oceano conforme planejado. Embora este Talon fosse dispensável, uma versão futura será capaz de pousar em uma pista para reutilização. O CEO Zachary Krevor disse que o Talon-A-1 "alcançou altas velocidades supersônicas, aproximando-se de Mach 5, e coletou uma riqueza de dados com valor incrível para nossos clientes".