Arqueólogos suecos descobriram recentemente várias relíquias antigas, incluindo um anel de ouro perfeitamente preservado que provavelmente estava perdido há séculos, informou o Museu Histórico da Suécia.
O anel foi encontrado durante uma escavação de dois anos em Kalmar, uma cidade costeira no sudoeste do país. A área explorada já foi parte de uma cidade medieval destruída em um ataque da Dinamarca em 1611.
"O anel de ouro, com uma figura esculpida de Cristo, data do início do século XV. Ele pode ter sido usado por uma mulher, pois é bem pequeno", dizem os pesquisadores. Joias semelhantes foram encontradas anteriormente no norte da Finlândia e nas províncias suecas de Ostrogócia e Uplândia.
Foi também achado um amuleto de peregrino, uma pequena pedra de vidro decorada com três figuras esculpidas, datada dos séculos XIII a XIV. Essa relíquia está quebrada, o que levou os arqueólogos a especularem que foi descartada há cerca de 400 anos.
Antigo amuleto de vidro encontrado em Kalmar, Suécia
Também foram descobertas uma pegada de gato preservada em tijolos e uma pedra rúnica, encontrada no que pode ter sido um túmulo do século XII, além de um grande número de espadas, armas de fogo e projéteis, incluindo balas de canhão, balas de mosquete e pistolas.