O portal de notícias Garoe Online informou que os militantes do Al-Shabab (grupo afiliado ao grupo terrorista Al-Qaeda e proibido na Rússia) detonaram um carro-bomba no hotel SYL e iniciaram um tiroteio.
É a primeira vez que o grupo realiza um ataque de grande escala na capital. Vídeos nas redes sociais mostram o momento do ataque.
Ainda segundo a reportagem, o secretário-geral do município de Mogadíscio, Feysal Arale, o diretor da estação de TV SMS, Hassan Adde, o porta-voz do governo somali, Farhan Mohamed Jimale, o diretor-geral do Ministério da Justiça da Somália, bem como o chefe da unidade das forças policiais especiais e outros soldados, ficaram feridos durante o ataque.
No final de janeiro, um helicóptero da companhia aérea russa UTair que participa da missão humanitária da ONU na Somália foi atacado no aeroporto de Mogadíscio pelo grupo.
Al-Shabab é uma das afiliadas mais fortes e bem-sucedidas da Al Qaeda na Somália. O grupo militante está envolvido em uma insurgência contra o governo há mais de 16 anos.