Mundioka

Os 10 anos da reintegração da Crimeia e de Sevastopol

Há uma década, os crimeus votaram a favor da reintegração da península à Rússia através de um referendo que contou com observadores internacionais.
Sputnik
Com o retorno para a Federação da Rússia, houve um grande investimento em infraestrutura como a ponte do estreito de Kerch, que estrategicamente conecta a região russa de Krasnodar com a Península da Crimeia.
Por que a população quis voltar a fazer parte da Rússia? Por que o Ocidente e os EUA se incomodaram? O porto de Sevastopol é estratégico por qual motivo? Como a Rússia conseguiu investir na modernização da Crimeia e de Sevastopol, apesar das sanções ocidentais desde 2014?
Para discutir esse acontecimento histórico, Melina Saad e Marcelo Castilho conversam com Henrique Domingues, observador brasileiro dos referendos na região do Donbass, em 2022, conselheiro de relações internacionais do Fórum Internacional dos Municípios BRICS+; Ricardo Quiroga Vinhas, tradutor de russo, pesquisador do Grupo de Estudos 9 de Maio e um dos autores do livro “A grande guerra patriótica dos soviéticos”; e Larissa Silva, mestre em relações internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pesquisadora voluntária do Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN).
Comentar