De acordo com a agência de notícias palestina WAFA, Mustafa, que é conselheiro econômico de Abbas, formará o 19ª governo da Palestina. O novo primeiro-ministro presidiu o Conselho do Fundo de Investimento da Palestina (PIF) e é membro do Comitê Executivo da Organização para a Libertação da Palestina (OLP).
O primeiro-ministro anterior, Mohammad Shtayyeh, renunciou ao cargo em fevereiro.
As mudanças no governo representam uma tentativa das autoridades palestinas de encerrar o conflito com Israel, iniciado em 8 de outubro.
Entretanto, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, confirmou na semana passada que o governo do país deve iniciar em breve uma operação terrestre na região de Rafah, próximo à fronteira do enclave palestino com o Egito.
O número de mortos em Gaza superou 31 mil pessoas só na Faixa de Gaza e um quarto de seus residentes passam fome, conforme Ministério da Saúde palestino. O primeiro-ministro de Israel declarou que não haverá cessar-fogo durante o Ramadã, considerada a data mais importante do calendário religioso muçulmano, e que começou nesta segunda-feira (11).
Mais crianças foram mortas pelas forças israelenses na Faixa de Gaza desde outubro do ano passado do que morreram em todos os conflitos globais entre 2019 e 2022, de acordo com números divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU) ontem (13). O número ultrapassa 12 mil crianças, que representam quase metade do número total de mortos.