O navio com ajuda humanitária saiu do porto de Lanárca, no Chipre, na terça-feira (12), segundo a mídia local. A previsão é que a embarcação, que leva carga suficiente para preparar 500 mil refeições, comece a entregar os alimentos nesta sexta-feira (15), informou o Jornal Nacional.
A ajuda está sendo enviada pela ONG Open Arms, do chefe de cozinha espanhol José Andrés. Segundo a mídia, Andrés afirmou que teme que a missão não dê certo, sobretudo pelos obstáculos para descarregar a comida, já que Gaza não tem portos disponíveis para que o navio atraque e o desembarque possa ser efetuada.
A segurança pode ser outro desafio para que o carregamento chegue aos destinatários, uma vez que Israel vem dificultando a entrega de ajuda humanitária aos palestinos. Apesar disso, o Jornal informou que outro navio já está sendo carregado para sair do Chipre com mais alimentos para os palestinos em Gaza: 300 toneladas de alimentos como legumes, atum enlatado, vegetais, arroz, farinha.
Segundo a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Médio (UNRWA, na sigla em inglês), citando dados do Ministério da Saúde palestino, cerca de 20 crianças já morreram por desnutrição ou desidratação no enclave nos últimos meses.
O ministério afirmou que "dezenas" de outras estão morrendo silenciosamente devido aos ataques israelenses.