Panorama internacional

Com investimentos em defesa, economia russa supera sanções e prospera, atesta analista

O crescimento da economia russa surpreendeu analistas e economistas ao redor do mundo, sendo até reconhecido pelos meios de comunicação ocidentais, que há dois anos previam seu colapso.
Sputnik
Andrei Kolganov, professor de economia da Universidade Estatal de Moscou e pesquisador-chefe do Instituto de Economia da Academia Russa de Ciências, apontou vários fatores que contribuem para o atual cenário econômico favorável da Rússia.
Notícias do Brasil
Presidente do PT é atacada em aeroporto do Rio Grande do Norte (VÍDEO)

"Aqueles que impuseram sanções econômicas a Moscou buscavam isolar a Rússia do fornecimento de produtos criticamente importantes e, ao mesmo tempo, perturbar suas exportações [petróleo, gás, etc] para mercados estrangeiros. No entanto, esse plano fracassou", explicou Kolganov.

Apesar da tentativa de boicote liderada pelos EUA, a maioria dos países não apenas estava disposta a continuar cooperando com a Rússia, comentou o pesquisador, mas também decidiu expandir suas alianças.

"O Ocidente superestimou sua influência na economia global, bem como sua capacidade de isolar a Rússia", supôs Kolganov.

A economia russa também se mostrou mais resiliente do que o previsto pelas potências ocidentais, que não consideraram que a Rússia não produz apenas petróleo.
Panorama internacional
Kiev aumenta ataques contra a Rússia em meio às eleições; perdas ucranianas chegam a 70%
Além de possuir praticamente todas as matérias-primas de que necessita, a Rússia possui notável capacidade de processamento industrial.
Isso, somado às suas consideráveis capacidades de pesquisa e desenvolvimento, permite que o país seja praticamente autossuficiente e não dependente de importações, observou Kolganov.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar