Tais achados são raros e podem ajudar os arqueólogos a traçar as rotas percorridas pelos peregrinos cristãos há centenas de anos.
O arqueólogo independente, Tomasz Murzynski, disse ao portal Live Science, por meio de um e-mail, que o artefato foi descoberto em janeiro no povoado de Wolka Nieliska, situado cerca de 210 quilômetros a sudeste de Varsóvia.
De acordo com a lei polonesa, estes achados históricos pertencem ao Estado, por isso o arqueólogo entregou o objeto ao curador provincial de monumentos históricos na cidade vizinha de Lublin.
Emblema de peregrino representando um basilisco descoberto na Polônia
Segundo um comunicado traduzido publicado pela entidade nas redes sociais, o emblema é feito de chumbo ligado com estanho. O objeto possui uma forma circular de cerca de um milímetro de espessura e 2,8 centímetros de diâmetro. O símbolo do basilisco, que parece um dragão com asas, foi entalhado do círculo circundante.
Peregrinos cristãos medievais muitas vezes usavam emblemas como este para mostrar que tinham visitado ou estavam viajando para determinado lugar sagrado, era considerado que estes objetos protegiam as pessoas que os usavam de doenças, acidentes e crimes durante suas viagens.
Os emblemas também eram uma maneira de os peregrinos se distinguirem, e alguns deles tinham várias insígnias em suas roupas.