As tropas ucranianas perderam até 295 militares na direção de Avdeevka nas últimas 24 horas em combates contra as forças russas, entre as quais o agrupamento de tropas Tsentr (Centro), relatou na segunda-feira (18) o Ministério da Defesa da Rússia.
Foram também repelidas sete tentativas de ataque e destruídos 14 veículos militares e um obuseiro FH-70 fabricado no Reino Unido, indicou.
Nas direções de Kupyansk, Kherson e a sul de Donetsk, áreas de atuação dos agrupamentos de tropas Zapad (Oeste), Dniepre e Vostok (Leste), as baixas ucranianas em pessoal foram cerca de 245.
As Forças Armadas russas conseguiram assumir posições mais vantajosas, rechaçar um ataque e destruir 13 veículos militares, um lançador múltiplo de foguetes Grad, sistemas de artilharia M777 dos EUA e dois Gvozdika, além de obuseiros D-30 e D-20.
Já nas direções de Donetsk e Belgorod, as Forças Armadas da Ucrânia perderam cerca de 530 efetivos contra as tropas russas, entre as quais o agrupamento de tropas Yug (Sul), continuou o órgão militar da Rússia.
Na direção de Donetsk os militares russos conseguiram posições mais vantajosas e repeliram um ataque, enquanto na de Belgorod foi impedida uma tentativa de intrusão por parte das forças de sabotagem ucranianas. No total, foram ainda destruídos 13 veículos militares, incluindo um veículo blindado de transporte de pessoal M113 dos EUA, e um lançador múltiplo de foguetes Vampire da República Tcheca.
"Foi efetuado um ataque contra um local de reunião de representantes do comando do Serviço de Segurança da Ucrânia e das Forças Armadas da Ucrânia", segundo o Ministério da Defesa russo.
"Os meios de defesa antiaérea destruíram um helicóptero Mi-8 da Força Aérea da Ucrânia e também abateram 143 veículos aéreos não tripulados ucranianos, 22 foguetes dos sistemas lançadores múltiplos de foguetes Vampire e Grad, três foguetes Uragan e um foguete Himars", continuou.
No total, desde o início da operação militar especial, foram destruídos 577 aviões, 270 helicópteros, 15.992 veículos aéreos não tripulados, 486 sistemas de defesa antiaérea, 15.521 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.243 lançadores múltiplos de foguetes, 8.440 peças de artilharia de campanha e morteiros e 19.910 unidades de veículos militares especiais ucranianos, resumiu o Ministério da Defesa da Rússia.