Panorama internacional

Operação apreende 10 toneladas de cocaína em barco com bandeira brasileira na África com apoio da PF

A Marinha francesa divulgou nesta quinta-feira (21) a apreensão de cerca de 10,7 toneladas de cocaína de um navio de pesca de bandeira brasileira, no Golfo da Guiné, na maior interceptação do comércio ilícito na costa da África Ocidental, segundo a entidade.
Sputnik
A operação ocorreu com base em uma investigação conduzida em conjunto com a Polícia Federal (PF) brasileira.
De acordo com a nota, divulgada pela Prefeitura Marítima do Atlântico da França, o valor da remessa de cocaína é estimado em 695 milhões de euros (cerca de R$ 380 milhões). O recorde anterior pertencia a uma carga de cocaína interceptada em 2019, na costa de Cabo Verde: 9,6 toneladas em um navio de bandeira panamenha.

"A perfeita cooperação entre os atores nacionais e internacionais no combate às drogas permitiu alcançar esse resultado excepcional. Ele ilustra a eficácia da ação do Estado francês no mar no âmbito da proteção das fronteiras externas e do combate à criminalidade organizada", diz a nota da Marinha francesa.

A Marinha francesa afirmou ainda que a operação foi realizada na semana passada, conforme o artigo 17 da Convenção Contra o Tráfico Ilícito de Entorpecentes e Substâncias Psicotrópicas.
Notícias do Brasil
PF prende traficantes de drogas que atuavam no aeroporto de Guarulhos e apreende 700 kg de cocaína
A África Ocidental continua a ser uma importante região de trânsito para a cocaína, e o tráfico de drogas ajuda a financiar vários grupos armados no Sahel, de acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC, na sigla em inglês).
Segundo o UNODC, a quantidade de cocaína apreendida no Sahel está aumentando dramaticamente: de 13 kg por ano entre 2015 e 2020 para mais de 35 kg em 2021, e 863 kg em 2022.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar