Sobre Israel, os representantes pediram que o país evite realizar uma operação terrestre na cidade de Rafah e apelaram por uma pausa humanitária imediata na Faixa de Gaza que leve a um cessar-fogo sustentável.
"O Conselho Europeu pede ao governo israelense que não realize uma operação terrestre em Rafah, o que agravaria a já catastrófica situação humanitária e impediria a prestação urgentemente necessária de serviços básicos e de assistência humanitária", diz um documento da instituição deliberativa.
O Conselho Europeu também apelou por uma "pausa humanitária imediata que conduza a um cessar-fogo sustentável e à libertação incondicional de todos os reféns".
O que fazer com os ativos russos?
Os chefes de Estado e de governo da União Europeia não conseguiram chegar a um acordo sobre os bens congelados da Rússia, de acordo com um documento emitido no final da reunião.
"O Conselho Europeu continua trabalhando nas recentes propostas do Alto Representante para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança [Josep Borrell] e da Comissão Europeia", diz o texto.
Mais cedo, Josep Borrell, chefe da diplomacia da UE, declarou estar confiante de que os líderes dos 27 países aprovariam a sua proposta de utilizar os rendimentos dos ativos russos congelados para ajuda militar ao presidente ucraniano, Vladimir Zelensky.