Operação militar especial russa

Exército russo efetua ataque em massa contra instalações críticas na Ucrânia, afirma MD da Rússia

Forças Armadas da Rússia lançaram um ataque maciço às instalações de energia e à infraestrutura militar da Ucrânia, informou nesta sexta-feira (22) o Ministério da Defesa da Rússia.
Sputnik
"Foi realizado um ataque maciço por meio de armas de alta precisão e grande alcance de baseamento terrestre, marítimo e aéreo e veículos aéreos não tripulados contra instalações de energia, do complexo militar-industrial, centros ferroviários, arsenais e locais de implantação de formações das Forças Armadas da Ucrânia e mercenários estrangeiros", aponta a entidade militar russa.

Além disso, o ministério observou que "foram destruídos equipamentos militares estrangeiros e meios de destruição fornecidos à Ucrânia dos países da OTAN, foi interrompida a transferência para a linha dianteira do front de reservas do adversário, atingidos unidades das Forças Armadas da Ucrânia e mercenários em áreas de restauração da capacidade de combate. Todos os objetivos do ataque maciço foram alcançados", acrescenta o comunicado.

O agrupamento russo de proteção da fronteira estatal repeliu todas as tentativas dos combatentes ucranianos de penetrar as áreas fronteiriças das regiões de Belgorod e Kursk, o Exército de Kiev perdeu mais de 3 mil homens em uma semana, relatou a Defesa russa.
Durante o período de 16 a 22 de março, "na direção de Belgorod as forças ucranianas perderam mais de três mil militares e militantes de formações terroristas ucranianas, sete tanques, 15 veículos blindados e 17 carros", acrescentou o ministério.
Panorama internacional
Premiê da Hungria revela possível prazo de envio de tropas ocidentais para a Ucrânia
Durante a semana, na direção de sul de Donetsk os militares russos libertaram o povoado de Mirnoe e repeliram cinco contra-ataques, foram eliminados mais de 935 soldados ucranianos, três tanques, 11 veículos blindados e sete peças de artilharia, informou o Ministério da Defesa nesta sexta-feira (22).
De acordo com o ministério, os sistemas russos de defesa antiaérea e aviação derrubaram durante o referido período um helicóptero ucraniano Mi-8, 992 drones, 156 projéteis de vários sistemas de lançamento múltiplo de foguetes.
Na direção de Kupyansk, a Rússia neutralizou tropas ucranianas repelindo 12 contra-ataques. O adversário perdeu até 400 combatentes, três tanques, três veículos blindados de combate, 25 carros e 19 peças de artilharia de campanha.
Por sua vez, na direção de Avdeevka, durante o período de 16 a 22 de março, o Exército de Kiev perdeu mais de 2.195 soldados, dois tanques, 21 veículos blindados de combate, 65 carros e 28 peças de artilharia de campanha. Além disso, as unidades russas repeliram 42 contra-ataques ucranianos nesta seção do front e eliminaram contingente e equipamento de sete brigadas das forças ucranianas.
Na direção de Donetsk, as tropas russas melhoraram a posição na linha do front, assumiram o controle da estação ferroviária de Alebastrovaya na República Popular de Donetsk e repeliram dez ataques, as forças ucranianas perderam mais de 1.885 soldados e seis tanques, informou o Ministério da Defesa.
De acordo com os dados do Ministério da Defesa da Rússia, desde o início da operação militar especial foram destruídos: 577 aviões da Ucrânia, 270 helicópteros, 16.565 drones, 487 sistemas de defesa antiaérea, 15.572 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.252 lançadores múltiplos de foguetes, 8.490 peças de artilharia de campanha e morteiros e 20.057 veículos militares especiais.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar