Em uma mensagem pessoal gravada nos jardins do castelo de Windsor, Middleton disse que sua condição foi descoberta depois de ter sido submetida a uma grande cirurgia abdominal em janeiro.
Após semanas de especulação sobre sua saúde, a princesa disse que o marido, o príncipe William, e ela precisavam de tempo para explicar a situação aos três filhos, George, de dez anos, Charlotte, de oito, e Louis, de cinco.
"É claro que isso foi um grande choque, e William e eu temos feito tudo o que podemos para processar e administrar isso de forma privada, para o bem de nossa jovem família. Como você pode imaginar, isso levou tempo. Levei algum tempo para me recuperar de uma grande cirurgia para iniciar meu tratamento. Mas, o mais importante, levamos tempo para explicar tudo a George, Charlotte e Louis de uma forma que seja apropriada para eles, e para tranquilizá-los de que vou ficar bem", afirmou.
A Princesa de Gales, de 42 anos, foi internada na Clínica de Londres no dia 16 de janeiro para uma grande cirurgia abdominal. Na época, o palácio se recusou a confirmar o motivo pelo qual estava sendo tratada, mas disse que a condição não era cancerosa.
Middleton disse que só depois da cirurgia é que o câncer foi descoberto.
Em janeiro, foi divulgado que o rei Charles havia sido diagnosticado com câncer aos 75 anos, após ter sido tratado numa clínica em Londres para o aumento benigno da próstata.
O Palácio de Buckingham disse que o rei não tem câncer de próstata, mas assessores não ofereceram mais informações. Atualmente, o rei também está em tratamento.