Uma fonte dos serviços de inteligência russos confirmou que as informações dos EUA sobre a preparação de ataques terroristas em Moscou foram realmente recebidas, mas que eram de natureza geral, sem quaisquer detalhes específicos.
Adrienne Watson, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, disse no final da sexta-feira (22) que os Estados Unidos receberam em março dados sobre a preparação de um ataque terrorista em Moscou, presumivelmente em locais lotados, e os compartilharam com a Rússia.
"Essas informações foram de fato recebidas", indicou a fonte.
O Serviço Federal de Segurança (FSB, na sigla em russo) da Rússia relatou na noite de sexta-feira (22) que ocorreram um tiroteio e um incêndio antes de um concerto no Crocus City Hall, em Krasnogorsk, perto de Moscou. De acordo com os últimos dados do Comitê de Investigação russo, pelo menos 93 pessoas foram mortas, mas a agência disse que o número ainda pode aumentar.
Dmitry Peskov, porta-voz presidencial da Rússia, disse que o presidente Vladimir Putin foi informado sobre o tiroteio no Crocus City Hall nos primeiros minutos, e que ele está constantemente recebendo informações sobre o que está acontecendo e as medidas tomadas por todos os serviços relevantes. Eles incluem o FSB, o Ministério do Interior, o Comitê de Investigação, a Guarda Nacional, o Ministério da Saúde russos e o governador da região de Moscou, que têm informado Putin sobre as medidas para salvar pessoas e assistência às vítimas.
Mikhail Murashko, ministro da Saúde, relatou que 115 pessoas foram hospitalizadas, cinco delas crianças, e 60 adultos e uma criança estavam em estado grave. Foi aberto um processo criminal por causa do ataque terrorista, e foi informado que 11 pessoas teriam sido detidas na região de Bryansk, incluindo quatro terroristas diretamente envolvidos no atentado.
Um correspondente da Sputnik, que testemunhou o acontecimento trágico, detalhou que pelo menos três homens em camuflados e sem máscaras invadiram o salão pelo pátio, atirando nas pessoas à queima-roupa e jogando bombas incendiárias.