Um correspondente da Sputnik acompanhou uma tripulação de um tanque T-72B3 na linha de frente. Os combatentes russos dizem com confiança que seu tanque é muito melhor do que qualquer blindado ocidental.
"A capacidade de manobra, o armamento e a blindagem foram melhorados. Ou seja, nossos tanques estão prontos para aguentar o fogo deles, mas nem todos os [tanques] ocidentais podem suportar nossos disparos. […] Nos mostraram todos os pontos fracos dos tanques ocidentais e europeus. Nós os conhecemos - onde, como e para quê", disse o comandante da tripulação, com o codinome Shakhter.
O mecânico-motorista de um T-72B3, com o codinome Vityaz, acrescentou que a tripulação já se engajou em combates diretos com tanques Abrams e Leopard.
"Eles que venham, estamos esperando por eles aqui, [tanques] franceses ou americanos – todos. Sejam bem-vindos", disse o apontador-operador com o codinome Artist.
Atualmente a tripulação deste blindado russo está combatendo o adversário na margem direita do rio Dniepre a partir de posições de tiro fechadas. Os combatentes recebem das equipes de reconhecimento as coordenadas dos alvos e os atacam.
"O inimigo faz, é claro, tentativas de passar para a margem esquerda, mas é imediatamente impedido", explicou Shakhter.