A medida foi tomada após o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) conceder prorrogação de duas horas devido às dificuldades enfrentadas pela oposição para ingressar no sistema de registro de requerentes.
"Decidimos registrar provisoriamente o diretor da Mesa Redonda da Unidade Democrática, Edmundo González Urrutia, para preservar o exercício dos direitos políticos que correspondem à nossa organização política até conseguirmos registrar a nossa candidatura unitária", afirmou a coalizão em comunicado nas redes sociais.
A próxima eleição presidencial na Venezuela está marcada para 28 de julho, em meio a uma grande tensão entre o governo do presidente Nicolás Maduro, que busca a reeleição, e a oposição, apoiada pelos EUA, que vem realizando ações no país, a fim de tentar desestabilizar a política venezuelana.
Recentemente, a oposição enfrentou desafios, como a detenção de alguns dos principais assessores de María Corina Machado, figura destacada contrária ao governo de Maduro.
Tais assessores foram acusados de planejar ações para forçar a elegibilidade de Machado. Além disso, o procurador-geral da Venezuela apresentou um vídeo de confissão de um dos colaboradores de Machado, revelando financiamento estrangeiro ao seu partido, o Vente Venezuela.