Durante a entrevista, Peskov disse que os EUA estão desesperadamente tentando permanecer no Olimpo mundial, mas têm problemas em quase todas as direções – não detêm os conflitos regionais, não mantêm a economia mundial, nem o dólar.
"É por isso que eles tentam se agarrar ao Olimpo por todos os meios, quebrando as unhas e os dentes. Nós nos lembramos por quanto tempo o Império Romano se desmoronou. Este império também vai se desmoronar. Terão que descer do Olimpo e dar lugar para um mundo multipolar onde a justiça, o respeito mútuo e o diálogo prevalecem", disse Peskov.
Ele acrescentou que "eles têm problemas em muitas direções, em quase todas. Eles não detêm os conflitos regionais, não mantêm a economia mundial. Eles não mantêm o dólar – sua galinha dos ovos de ouro".
Ucrânia se tornou um instrumento do Ocidente para conter a Rússia
Segundo Peskov, a Ucrânia e os ucranianos se tornaram um instrumento do Ocidente para conter a Rússia e limitar seu desenvolvimento. Ele também disse que não se pode tentar resolver a questão ucraniana sem a participação da Rússia.
Por fim, o representante do Kremlin afirmou que os EUA estão coagindo todos os países que tentam continuar a cooperação com a Rússia, mas que Moscou se mostra compreensiva em relação aos países que têm dificuldades em lidar com a pressão dos EUA.