"Nesta noite (29), as Forças Armadas da Rússia efetuaram um ataque combinado com armas de longo alcance de alta precisão de baseamento aéreo, naval e terrestre, incluindo mísseis hipersônicos aerobalísticos Kinzhal e também drones, em instalações de energia e defesa antiaérea das forças ucranianas", relata o comunicado da pasta. Especifica-se que "todos os alvos foram atingidos, os objetivos foram alcançados".
De acordo com o ministério, na direção de Donetsk as tropas russas tomaram posições mais vantajosas, o Exército de Kiev perdeu mais de 300 militares, um tanque, cinco veículos blindados, um veículo blindado de transporte M113 dos EUA, um obuseiro L-119 de fabricação britânica, uma estação de guerra eletrônica Nota, bem como três depósitos de munição das unidades ucranianas.
Meios russos da defesa antiaérea derrubaram nas últimas 24 horas 175 drones ucranianos e 21 projéteis de sistemas Himars e RM-70 Vampire, relata o comunicado do ministério.
Já nas direções de Kupyansk e Avdeevka as tropas ucranianas perderam cerca 330 combatentes, uma peça de artilharia autopropulsada Krab de fabricação polonesa, uma peça de artilharia autopropulsada Akatsiya, um canhão autopropulsado Giatsint-S, um sistema de artilharia autopropulsado PzH-2000 da Alemanha e uma estação de guerra eletrônica Bukovel-AD, entre outros equipamentos militares.
Na direção de sul de Donetsk, tropas russas neutralizaram subunidades de três brigadas ucranianas e repeliram um contra-ataque, as tropas de Kiev perderam até 90 soldados, relatou a entidade militar russa.
No total, desde o início da operação militar especial, o Exército russo destruiu 577 aviões do adversário, 270 helicópteros, 17.658 veículos aéreos não tripulados, 489 sistemas de defesa antiaérea, 15.642 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.256 lançadores múltiplos de foguetes, 8.573 peças de artilharia de campanha e morteiros e 20.343 unidades de veículos militares especiais, resumiu o Ministério da Defesa da Rússia.