Panorama internacional

Um novo Senegal: Conselho Constitucional confirma vitória de Bassirou Diomyae Faye

Bassirou Diomaye Faye, o candidato da oposição, foi oficialmente confirmado como o vencedor das eleições presidenciais no Senegal, anunciou o Conselho Constitucional nesta sexta-feira (29), com 54,28% dos votos.
Sputnik
O Conselho Constitucional declarou que Faye ganhou as eleições do último domingo por uma margem significativa, derrotando o candidato governista, Amadou Ba, que obteve 35,79% dos votos, e Aliou Mamadou Dia, com 2,8%.
Operação militar especial russa
Pelo menos 20 mercenários poloneses foram mortos por forças russas no front, diz combatente
"O senhor Bassirou Diomaye Diakhar Faye foi eleito presidente da República do Senegal", informou o Conselho em uma resolução consultada pela AFP, que confirmou os números preliminares do pleito.
Faye, de 44 anos, recebeu o reconhecimento de sua vitória na segunda-feira, após o candidato governista conceder a derrota e cumprimentá-lo pela vitória no primeiro turno.
O candidato da oposição, libertado da prisão dez dias antes das eleições, apresentou-se como "a opção da ruptura" durante a campanha, porém, após três anos de instabilidade e crise política, defendeu a "reconciliação nacional".
Faye prometeu uma política de esquerda pan-africana e a renegociação dos contratos de gás e petróleo, especialmente agora que o país está se preparando para explorar reservas recém-descobertas.
Notícias do Brasil
Dependência de tecnologia estrangeira em drones traz riscos à soberania do Brasil, dizem analistas

Eleito

No último dia 24, Bassirou Diomaye Faye foi eleito presidente do Senegal, após derrotar o candidato governista Amadou Ba, encerrando um conturbado processo eleitoral marcado pela dissolução do governo e o adiamento do pleito, determinado pelo atual presidente, Macky Sall, cujo mandato encerra em 2 de abril.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar