O Conselho Constitucional declarou que Faye ganhou as eleições do último domingo por uma margem significativa, derrotando o candidato governista, Amadou Ba, que obteve 35,79% dos votos, e Aliou Mamadou Dia, com 2,8%.
"O senhor Bassirou Diomaye Diakhar Faye foi eleito presidente da República do Senegal", informou o Conselho em uma resolução consultada pela AFP, que confirmou os números preliminares do pleito.
Faye, de 44 anos, recebeu o reconhecimento de sua vitória na segunda-feira, após o candidato governista conceder a derrota e cumprimentá-lo pela vitória no primeiro turno.
O candidato da oposição, libertado da prisão dez dias antes das eleições, apresentou-se como "a opção da ruptura" durante a campanha, porém, após três anos de instabilidade e crise política, defendeu a "reconciliação nacional".
Faye prometeu uma política de esquerda pan-africana e a renegociação dos contratos de gás e petróleo, especialmente agora que o país está se preparando para explorar reservas recém-descobertas.
Eleito
No último dia 24, Bassirou Diomaye Faye foi eleito presidente do Senegal, após derrotar o candidato governista Amadou Ba, encerrando um conturbado processo eleitoral marcado pela dissolução do governo e o adiamento do pleito, determinado pelo atual presidente, Macky Sall, cujo mandato encerra em 2 de abril.