Gusakov moderou a mesa "Lítio: prioridades de mercado e perspectivas de integração", que abordou sua importância crucial para as indústrias de conhecimento intensivo e de alta tecnologia.
"A demanda por este metal permanece em alta, com o mercado anual experimentando um aumento de 30% somente entre 2021 e 2023. Especificamente, mais de 85% da demanda por lítio vem de fabricantes de baterias de íons de lítio para veículos elétricos [VEs] e armazenamento estacionário de energia. Projeta-se que esses números continuem a crescer, impulsionados pela contínua expansão global do transporte elétrico", afirmou Gusakov.
O especialista afirmou que o aumento significativo da procura por lítio levou ao surgimento de um novo paradigma tecnológico nas economias nacionais, exigindo soluções abrangentes e abordagens inovadoras para o desenvolvimento de redes industriais.
Durante a mesa redonda, participantes russos e estrangeiros discutiram projetos de colaboração e tecnologias para o avanço industrial do lítio, incluindo aqueles que envolvem a empresa estatal russa Rosatom.
"Ao mesmo tempo, o sucesso do desenvolvimento da indústria de lítio depende em grande parte da expansão da cooperação internacional e da criação de parcerias estratégicas tanto para o desenvolvimento de depósitos de lítio como para a produção conjunta de produtos de lítio", resumiu Gusakov.
O fórum incluiu uma exposição e um extenso programa de negócios que se concentrou, principalmente, no desenvolvimento da energia nuclear como fonte de energia sustentável na gestão do capital humano, no estabelecimento de infraestruturas de energia nuclear, no financiamento e investimento em energia e no desenvolvimento de tecnologias nucleares não energéticas, entre outros numerosos tópicos.