De acordo com a medida publicada nesta segunda-feira (1º), no Diário Oficial da União, as ações vão desde o combate a incêndios florestais e queimadas até a fiscalização e repressão ao desmatamento ilegal e outros crimes ambientais na região.
Esta é a segunda prorrogação desde que a Força Nacional passou a dar apoio ao Ibama em outubro de 2023.
Segundo o texto, o contingente disponibilizado, não divulgado por medida de segurança, vai obedecer ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública e do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Presença também prorrogada no Rio
A Força Nacional também teve a presença prorrogada no estado do Rio de Janeiro por mais 30 dias, até o fim deste mês, a pedido do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.
Desde outubro de 2023, aproximadamente 300 agentes da Força Nacional têm reforçado a segurança no Rio de Janeiro por determinação do então ministro da Justiça Flávio Dino.
Além desses agentes e de 50 viaturas, o ministério autorizou o deslocamento de 270 policiais rodoviários federais para auxiliar as forças de segurança locais no patrulhamento das rodovias.
A Força Nacional se encontra no Rio de Janeiro devido ao aumento da violência em outubro passado, por conta da disputa de facções na cidade.