O primeiro-vice-representante permanente da Rússia na Organização das Nações Unidas (ONU), Dmitry Polyansky, informou que a delegação russa convocou a reunião após ataque do governo israelense contra o consulado do Irã em Damasco, na Síria.
"Após o ataque aéreo israelense ao consulado iraniano em Damasco, os iranianos solicitaram ao Conselho de Segurança da ONU um pedido para condenar esta ação. Na sequência da carta dos iranianos, solicitamos uma reunião aberta do Conselho de Segurança da ONU para este dia 2 de abril", disse Polyansky no Telegram.
Sobre o ataque
Pelo menos cinco pessoas foram mortas como resultado de um ataque aéreo israelense que teve como alvo um prédio perto da Embaixada do Irã em Damasco, na Síria, segundo uma fonte de segurança síria revelou à Sputnik nesta segunda-feira (1º).
Um relato anterior da emissora estatal Radiotelevisão da República Islâmica do Irã (IRIB, na sigla em inglês) afirmou que um ataque aéreo israelense atingiu um edifício que pertence ao Consulado-Geral iraniano em Damasco e que serve de residência para o embaixador.
De acordo com a TV estatal síria Al Ekhbariya, a defesa antiaérea do país abateu a maioria dos mísseis, mas os restantes bastaram para acertar um prédio perto da Embaixada do Irã e destruí-lo.