De acordo com o Politico, o pagamento da multa evita que o ex-presidente tenha bens confiscados ou contas bancárias congeladas enquanto recorre da decisão judicial. O valor original da multa era de quase meio bilhão de dólares, mas a Justiça aceitou uma apelação da defesa do ex-presidente e reduziu o valor.
Trump foi condenado em fevereiro deste ano, acusado de mentir sobre o valor de suas propriedades. O ex-presidente e magnata do setor imobiliário negou repetidamente qualquer irregularidade no caso.
Além da quantia a ser paga, Trump, bem com outros réus, foram proibidos de servir como dirigentes ou diretores de qualquer empresa de Nova York ou outra entidade oficial no estado durante três anos.
Além do processo de fraude fiscal, o ex-presidente também nesta segunda-feira (1º) recebeu uma determinação da Justiça de Nova York para que não continue direcionando ataques contra a família de Stormy Daniels, ex-atriz pornô a quem Trump teria pagado para ficar em silêncio sobre um eventual encontro entre os dois.